Psicomotricidade
A psicomotricidade é uma intervenção por mediação corporal e expressiva cuja importância reside na organização das sensações, percepções e cognições, visando a sua utilização em respostas adaptavas.
Nesta, o psiquismo e a motricidade são considerados uma unidade, onde o corpo não é encarado apenas como um dado biológico, mas antes como um espaço psíquico, que manifesta a história pessoal de cada um, os seus modos de integração e as suas modalidades de ação.
O Psicomotricista estuda e compensa a expressão motora inadequada ou inadaptada, em diversas situações ligadas a problemas do desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafectivo.
Um dos principais objetivos da psicomotricidade passa por promover um conjunto de vivências que medeiem a procura e mudança de atitude do sujeito consigo próprio, e consequentemente com os diferentes contextos onde interage, através do investimento no seu Eu corporal, nas suas manifestações e significados.
A terapia psicomotora revela-se assim apropriada para todas as pessoas que podem evoluir melhor através do agir, do investimento corporal e da experimentação, ou em casos onde é essencial a reconciliação da comunicação e da estruturação do pensamento.




Áreas de Atuação
-
Aprendizagem dos Processos Simbólicos – leitura, escrita e aritmética.
-
Gestão dos processos de Atenção – seleção, focalização e seleção de estímulos.
-
Memória e Percepção – identificação, descriminação e interpretação de estímulos visuais, auditivos ou tácteis.
-
Gestão Emocional – estabilidade emocional, autoconfiança e tolerância à frustração.
-
Autorregulação do comportamento – gestão de impulsividade, agitação, desinibição, agressividade ou oposição.
-
Funções executivas – capacidade de planeamento, monotorização da própria ação, capacidade de síntese e análise.
-
Problemas psicomotores – dificuldades na regulação tónica, equilíbrio, estruturação espácio-temporal, noção do corpo, lateralidade, motricidade global, motricidade fina manual e óculo-motricidade.
-
Capacidade de verbalização de sentimentos e emoções –capacidade de auto-análise quando a palavra não é o veículo primordial de expressão da pessoa.
Metodologias

Relaxação e Consciencialização Corporal
Reelaboração do esquema e imagem corporal; da consciencialização tónico-emocional e da vivência tónico-emocional.

Terapia e Reeducação Gnosopráxica
Organização planificada e interiorizada da ação e da sua representação através de formas diversificadas de expressão.

Educação Gestual e Postural
Reeducação da atitude, equilibração e controlo tónico; iniciativa e intencionalidade da ação.

Atividades Expressivas
Criação e transformação ao serviço da afirmação da identidade, da capacidade de comunicação e da exteriorização tónico-emocional das problemáticas, através da expressão verbal ou não verbal.

Atividades Lúdicas
Observação da capacidade de brincar e da atribuição de significado simbólico da criança às suas atividades de construção/reconstrução, do procurar e do esconder, jogos de competição/ cooperação e experimentação de novos papéis sociais.