Psicomotricidade

 

A psicomotricidade é uma intervenção por mediação corporal e expressiva cuja importância reside na organização das sensações, percepções e cognições, visando a sua utilização em respostas adaptavas. 

 

Nesta, o psiquismo e a motricidade são considerados uma unidade, onde o corpo não é encarado apenas como um dado biológico, mas antes como um espaço psíquico, que manifesta a história pessoal de cada um, os seus modos de integração e as suas modalidades de ação. 

 

O Psicomotricista estuda e compensa a expressão motora inadequada ou inadaptada, em diversas situações ligadas a problemas do desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psicoafectivo.

Um dos principais objetivos da psicomotricidade passa por promover um conjunto de vivências que medeiem a procura e mudança de atitude do sujeito consigo próprio, e consequentemente com os diferentes contextos onde interage, através do investimento no seu Eu corporal, nas suas manifestações e significados.

A terapia psicomotora revela-se assim apropriada para todas as pessoas que podem evoluir melhor através do agir, do investimento corporal e da experimentação, ou em casos onde é essencial a reconciliação da comunicação e da estruturação do pensamento.

1/14

Áreas de Atuação

  • Aprendizagem dos Processos Simbólicos – leitura, escrita e aritmética.

  • Gestão dos processos de Atenção – seleção, focalização e seleção de estímulos.

  • Memória e Percepção – identificação, descriminação e interpretação de estímulos visuais, auditivos ou tácteis.

  • Gestão Emocional – estabilidade emocional, autoconfiança e tolerância à frustração.

  • Autorregulação do comportamento – gestão de impulsividade, agitação, desinibição, agressividade ou oposição.

  • Funções executivas – capacidade de planeamento, monotorização da própria ação, capacidade de síntese e análise.

  • Problemas psicomotores – dificuldades na regulação tónica, equilíbrio, estruturação espácio-temporal, noção do corpo, lateralidade, motricidade global, motricidade fina manual e óculo-motricidade.

  • Capacidade de verbalização de sentimentos e emoções –capacidade de auto-análise quando a palavra não é o veículo primordial de expressão da pessoa.

Metodologias

Relaxação e Consciencialização Corporal

Relaxação e Consciencialização Corporal

Reelaboração do esquema e imagem corporal; da consciencialização tónico-emocional e da vivência tónico-emocional.

Terapia e Reeducação Gnosopráxica

Terapia e Reeducação Gnosopráxica

Organização planificada e interiorizada da ação e da sua representação através de formas diversificadas de expressão.

Educação Gestual e Postural

Educação Gestual e Postural

Reeducação da atitude, equilibração e controlo tónico; iniciativa e intencionalidade da ação.

Atividades Expressivas

Atividades Expressivas

Criação e transformação ao serviço da afirmação da identidade, da capacidade de comunicação e da exteriorização tónico-emocional das problemáticas, através da expressão verbal ou não verbal.

Atividades Lúdicas

 

Atividades Lúdicas

Observação da capacidade de brincar e da atribuição de significado simbólico da criança às suas atividades de construção/reconstrução, do procurar e do esconder, jogos de competição/ cooperação e experimentação de novos papéis sociais. 

Psicomotricidade