Take a Break!
Resumo
O Programa Take a Break é uma ferramenta dirigida às empresas, enquanto entidades empregadoras, no âmbito da gestão do stress laboral dos seus colaboradores.
O programa é dinamizado por profissionais de saúde creditados, com pequenos grupos de colaboradores. A atividade decorre, privilegiadamente, nas instalações da entidade empregadora, onde a equipa técnica se desloca com todos os recursos necessários para desenvolver as sessões de grupo.
Objetivos
O programa visa ser parte integrante do conjunto de respostas para a promoção do sucesso laboral, produtividade, saúde e desenvolvimento pessoal dos colaboradores, proporcionado pela entidade empregadora.
Os objetivos específicos incluem melhorias na resposta adaptativa a agentes stressores; promoção da autorregulação e autoconhecimento; e melhoria nas relações interpessoais.
Porquê?
Devido aos atuais contextos laborais exigentes e competitivos, os colaboradores trabalham mais horas, há uma maior sobrecarga e exige-se cada vez mais dos indivíduos a nível psicológico e emocional. É esperado que os colaboradores sejam resistentes a elevados níveis de stress, que saibam lidar com a pressão e que sejam competentes.
No entanto, nem sempre as crescentes exigências do contexto laboral são sinónimo de satisfação e saúde para os indivíduos. O stress ocupacional (ou stress no trabalho) é considerado uma epidemia global que causa disfunções consideráveis e elevados custos, tanto para o indivíduo como para as empresas.
Vários estudos demostram que os programas de gestão de stress melhoram a saúde física e psíquica dos profissionais e reduzem os custos das empresas, através do aumento da produtividade dos seus colaboradores.
O conhecimento técnico e científico, que existe atualmente sobre a promoção da produtividade, reitera a importância da satisfação das necessidades de apoio de cada colaborador.
Neste sentido, o programa enquadra-se num dos objetivos prosseguidos pelas entidades empregadoras da atualidade: privilegiar, proporcionar e organizar respostas diferenciadas, individualizadas e flexíveis, numa lógica de materialização deste conhecimento.
A aplicação deste tipo de programas podem trazer benefícios como:
-
Redução do absentismo
-
Diminuição da taxa de rotatividade
-
Melhoria no desempenho organizacional
-
Diminuição dos custos referentes à saúde dos colaboradores
-
Redução de outros custos indiretos devido a:
-
aumento da motivação para o trabalho e tarefas a desenvolver
-
aumento da satisfação pessoal e profissional
-
promoção e preservação das relações interpessoais no contexto laboral
-
prevenção de eventuais falhas de comunicação
-
otimização dos processos de tomada de decisão
-
Dra. Maria Melo
Profissionais
Mestre em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana, com especialização em Saúde Mental. Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica.
Exerceu intervenção psicomotora em contexto hospitalar em várias valências do serviço de psiquiatria e saúde mental de adultos, bem como em contexto privado. Redigiu e publicou vários artigos dentro da temática da saúde mental.
12 Sessões
Estrutura
Duração de 12 sessões
Pequenos grupos
Duração média de 1h30m
Frequência semanal
Todos os recursos necessários humanos e materiais para o decorrer do programa são disponibilizados pelos promotores do projeto.
Da entidade empregadora, apenas é necessária a disponibilização de uma sala grande e com fácil manipulação.
Nós
Equipa QInesis
A equipa QInesis
(entidade promotora do programa)
é composta por elementos especialistas em diversas áreas de atuação, que trabalham em conjunto e se complementam mutuamente, atingindo uma maior eficácia na promoção da saúde e educação.
Inclui profissionais da área da Psicologia Clínica,
Psicologia Educacional,
Terapia da Fala e
Psicomotricidade
Metodologia:
As intervenções para a gestão do stress podem ser classificadas, segundo o foco:
Estudos apontam que as intervenções em gestão do stress mais eficazes são as de foco secundário.
O presente programa é de cariz secundário
e assenta nas metodologias típicas de
intervenção psicomotora em Saúde Mental de adultos.
Intervenção Primária:
Objetivo: diminuir os estímulos causadores de stress no local de trabalho
Intervenção Secundária:
Objetivo: aumentar a resiliência dos indivíduos
É a mais utilizada na gestão de stress ocupacional
Intervenção Terciária:
Objetivo: controlo ou tratamento de sintomas ou doenças