top of page

Psicologia Educacional

A Psicologia Educacional é uma área específica da psicologia que procura dar resposta a diversos tipos de necessidades psicoeducativas. Assim, ela tem como principal objetivo apoiar toda a comunidade na prevenção e resolução de problemas de carácter cognitivo, emocional e social.

Áreas de Atuação

  • Competências de Leitura e Escrita (ortografia, gramática, construção frásica e de texto, compreensão e análise de texto, etc.);

  • Competências Matemáticas (regras básicas, cálculo, raciocínio matemático, interpretação de problemas, etc.);

  • Competências Cognitivas (atenção, concentração, raciocínio lógico e abstracto, organização perceptiva, etc.);

  • Competências de Estudo (métodos e hábitos de estudo, organização escolar, planeamento, gestão de tempo, etc.);

  • Competências Pessoais (gestão das emoções, gestão do comportamento, autoestima e autoconfiança, diminuição da ansiedade, etc.);

  • Competências Sociais (trabalho de equipa, cooperação e entreajuda, comunicação, resolução de conflitos, etc.).

Competências Técnicas

Perfil Individual

Avaliação Psicopedagógica/  Neuropsicológica/ 

Desenvolvimento

Processo de observação e análise do funcionamento cognitivo, emocional, comportamental e académico da criança. O processo engloba uma análise sistémica dos vários contextos em que a criança está inserida, utilizando instrumentos de avaliação formal e informal. Com esta análise, pretende-se encontrar respostas adequadas que promovam a evolução do aluno nas problemáticas identificadas.

Potenciação da Aprendizagem

Intervenção Psicopedagógica

Processo de intervenção, no qual a família, o(s) professor(es), as crianças e o técnico cooperam na promoção do desenvolvimento de competências académicas, sociais e pessoais na criança.

Relações entre Técnico-Professor-Escola

Consultadoria Educacional

Processo de intervenção dirigido em específico para as escolas e que pretende auxiliar os órgãos de gestão na promoção e desenvolvimento de projetos de melhoria continua das práticas pedagógicas dos professores.

Oreintação dos Pais

Aconselhamento Parental

Processo em que se pretende orientar e aconselhar os pais, na tarefa desafiante de educar os seus filhos. Em função da natureza das situações é delineada a estratégia de atuação mais adequada e que promova o bem-estar da criança e da sua família.

Psicologia Educacional

É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer

Aristóteles

bottom of page