Psicologia Educacional
A Psicologia Educacional é uma área específica da psicologia que procura dar resposta a diversos tipos de necessidades psicoeducativas. Assim, ela tem como principal objetivo apoiar toda a comunidade na prevenção e resolução de problemas de carácter cognitivo, emocional e social.
Áreas de Atuação




-
Competências de Leitura e Escrita (ortografia, gramática, construção frásica e de texto, compreensão e análise de texto, etc.);
-
Competências Matemáticas (regras básicas, cálculo, raciocínio matemático, interpretação de problemas, etc.);
-
Competências Cognitivas (atenção, concentração, raciocínio lógico e abstracto, organização perceptiva, etc.);
-
Competências de Estudo (métodos e hábitos de estudo, organização escolar, planeamento, gestão de tempo, etc.);
-
Competências Pessoais (gestão das emoções, gestão do comportamento, autoestima e autoconfiança, diminuição da ansiedade, etc.);
-
Competências Sociais (trabalho de equipa, cooperação e entreajuda, comunicação, resolução de conflitos, etc.).
Competências Técnicas

Avaliação Psicopedagógica/ Neuropsicológica/
Desenvolvimento
Processo de observação e análise do funcionamento cognitivo, emocional, comportamental e académico da criança. O processo engloba uma análise sistémica dos vários contextos em que a criança está inserida, utilizando instrumentos de avaliação formal e informal. Com esta análise, pretende-se encontrar respostas adequadas que promovam a evolução do aluno nas problemáticas identificadas.

Intervenção Psicopedagógica
Processo de intervenção, no qual a família, o(s) professor(es), as crianças e o técnico cooperam na promoção do desenvolvimento de competências académicas, sociais e pessoais na criança.

Consultadoria Educacional
Processo de intervenção dirigido em específico para as escolas e que pretende auxiliar os órgãos de gestão na promoção e desenvolvimento de projetos de melhoria continua das práticas pedagógicas dos professores.

Aconselhamento Parental
Processo em que se pretende orientar e aconselhar os pais, na tarefa desafiante de educar os seus filhos. Em função da natureza das situações é delineada a estratégia de atuação mais adequada e que promova o bem-estar da criança e da sua família.
