Asinoterapia nas Escolas
E da Asinoterapia, já ouviu falar?
Alguns dos membros da Equipa da QInesis estão envolvidos neste projeto, que leva até às Escolas toda uma equipa terapêutica, com direito a um passeio de burro!
Asinoterapia A Asinoterapia é uma prática equestre que utiliza o burro como instrumento terapêutico, recorrendo a um conjunto de técnicas de educação e de reeducação do indivíduo de modo a desenvolver a expressividade relativa aos processos emotivos, cognitivos, relacionais e corporais que caracterizam a evolução global do indivíduo.
A sua organização incluiu uma relação triangular entre o terapeuta, o utente e o burro. Neste contexto o animal assume um papel de coterapeuta e mediador. O terapeuta para além de organizar a prática e as atividades ajudará a integrar e a extrapolar para o quotidiano os momentos vividos pelo utente na relação com o animal. Porquê o Burro? O burro apresenta muitas vantagens como co-terapeuta, graças às suas qualidades e características: tendo um temperamento dócil é um animal paciente, atento, curioso, e inteligente. Dotado de uma excelente memória, é fisicamente robusto, estável a nível físico e emocional. Os seus movimentos são lentos e seguros, e não se assusta com muita facilidade.
Destinatários:
Atraso geral no desenvolvimento neuro psicomotor;
Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental;
Perturbação do Espectro do Autismo;
Paralisia Cerebral e outras deficiências motoras;
Deficiência Sensorial;
Distrofia muscular;
Esclerose múltipla;
Espinha bífida;
Traumatismos crânio-encefálicos;
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;
Estados de ansiedade, stress, e doenças psicossomáticas associadas tais como a depressão e o luto;
Dificuldades de atenção, da fala, de aprendizagem e de comunicação;
Problemas de adaptação social.